Por que escolher uma agência de marketing especializada no mercado de saúde

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No competitivo cenário das indústrias farmacêuticas, o marketing desempenha um papel crucial para alcançar o sucesso e destacar-se da concorrência. Nesse contexto, escolher uma agência de marketing especializada no mercado de saúde pode ser a chave para obter resultados efetivos. 

Métodos como pesquisa quantitativa e qualitativa, entrevista com especialistas em saúde, estudo netnográfico, estudo da jornada da patologia, estudo de personas e pilares de autocuidado são ferramentas altamente poderosas na hora de traçar uma estratégia de marketing para sua indústria e, de fato, colocar o paciente no centro das ações.  

Continue lendo e entenda melhor como uma agência de marketing especializada no mercado de saúde te ajuda a tornar sua comunicação com o paciente mais humanizada e assertiva em seu site, redes sociais, campanhas, programa de pacientes ou réguas de relacionamento com os pacientes e, o melhor, sem esbarrar em questões de compliance do setor!  

O mercado farmacêutico e suas peculiaridades no marketing 

Uma dor peculiar desse mercado é a necessidade de equilibrar a divulgação de informações úteis com as restrições de marketing impostas. Com regulamentações restritas sobre a promoção direta ao consumidor / paciente, é fundamental encontrar maneiras criativas e eficazes de educar o público sobre condições de saúde, tratamentos e produtos farmacêuticos, sem violar as restrições legais. 

A indústria farmacêutica enfrenta desafios e peculiaridades únicas no mercado de saúde, e é essencial compreender essas dores para se pensar em uma estratégia sólida de marketing. Para uma campanha de marketing para a área de saúde seja bem-feita, é preciso conhecer as propriedades terapêuticas dos medicamentos para transmitir informações precisas e confiáveis aos pacientes, de forma que ele entenda o que está sendo comunicado. Mas não só isso, é preciso entender o paciente como um todo.  

Além disso, a conformidade com as leis e as questões de compliance é uma preocupação central, visto que indústria farmacêutica está sujeita a um amplo conjunto de regulamentações rigorosas, desde as práticas de marketing até a promoção de medicamentos e a publicidade. É essencial respeitar e aderir estritamente a essas normas, garantindo que todas as ações de marketing sejam éticas, transparentes e estejam em conformidade com os padrões legais. 

E onde entra o papel de uma agência de marketing especializada em saúde?  

Uma agência de marketing especializada no mercado health, compreende essas dores e desafios, e sabe da importância de possuir conhecimento técnico sólido e de respeitar rigorosamente as leis e as questões de compliance do setor.  

Dito isso, uma agência especializada no setor health é um poderoso aliado para desenvolver estratégias de marketing que alcancem o público-alvo, ao mesmo tempo que que estejam em conformidade com as regulamentações, comunicando informações precisas. Contribuindo, assim, para uma reputação positiva e construindo brand-equity. 

Dessa forma, uma agência especializada torna o processo de marketing mais seguro, evitando transtornos legais e garantindo que as mensagens transmitidas sejam confiáveis, éticas e relevantes para o público-alvo, aumentando a percepção de valor de sua indústria perante os pacientes.  

Além disso, ela terá as ferramentas para conhecer o paciente e jornada da patologia a fundo, melhorando sua comunicação e cumprindo o objetivo de marketing de forma mais certeira e dentro do compliance. Algumas técnicas usadas para conhecer melhor o paciente e sua jornada, de acordo com as peculiaridades do mercado de saúde são as que se seguem. 

Pesquisa quanti e qualitativa 

Ao combinar esses dois tipos de pesquisa, conseguimos obter uma compreensão abrangente do mercado farmacêutico, identificar oportunidades de segmentação, desenvolver mensagens persuasivas e criar campanhas direcionadas que atendam às necessidades e expectativas e necessidades dos pacientes de forma eficaz.  

Com a pesquisa quantitativa, obtemos dados numéricos e estatísticos, como o tamanho do mercado, a segmentação demográfica e os hábitos de compra dos consumidores. Essas informações são essenciais para identificar tendências, avaliar a eficácia das campanhas de marketing e tomar decisões embasadas em dados concretos.  

Por outro lado, a pesquisa qualitativa é valiosa para obter insights mais profundos sobre as percepções, motivações e comportamentos dos consumidores. Ela envolve técnicas como entrevistas em profundidade (realizadas em formato de conversa), grupos focais e observação direta (mystery shopper), permitindo que a Digital Loa compreenda as necessidades, desejos e preocupações dos pacientes de forma holística. 

Vamos conhecer mais sobre as pesquisas qualitativas.  

Entrevistas com especialistas 

A entrevista com especialistas desempenha um papel fundamental na estratégia que usamos aqui na DLOA, pois conhecemos a jornada do paciente e obtemos insights valiosos para nossos clientes, que se compõe, em sua maioria, por indústrias farmacêuticas que precisam de apoio para melhorar os chamados Programas de Pacientes.  

Ao conduzirmos entrevistas com médicos, farmacêuticos, pesquisadores e outros profissionais de saúde, conseguimos obter um entendimento aprofundado sobre as necessidades e os desafios enfrentados pelos pacientes ao longo de sua jornada de tratamento. Essas conversas fornecem informações valiosas sobre as lacunas no cuidado com a saúde, as preferências de tratamento, as preocupações dos pacientes e as tendências emergentes no setor farmacêutico.  

Com base nesses insights, auxiliamos nossos clientes a desenvolver estratégias de marketing mais direcionadas e eficazes, identificar oportunidades de melhoria nos programas de pacientes, criar mensagens e materiais de comunicação mais relevantes e aumentar a satisfação do paciente.  

Estudo netnográfico  

Observamos e analisamos as interações dos consumidores nas plataformas digitais (social listening) em nosso estudo netnográfico, como: 

  • Fóruns de saúde 
  • Redes sociais (em especial, os grupos de Facebook).  
  • Blogs 

Através desse estudo, obtemos insights profundos sobre seus comportamentos, necessidades e preferências. Essa metodologia nos permite compreender como os pacientes buscam informações sobre saúde e medicamentos online, como interagem em comunidades virtuais, quais são suas preocupações e dúvidas mais comuns, e como compartilham experiências relacionadas ao tratamento e cuidado com a saúde.  

Com base no estudo netnográfico, orientamos nossos clientes da indústria farmacêutica no desenvolvimento de estratégias de marketing digital mais eficazes, adaptando suas mensagens conforme as demandas do público-alvo online e identificando oportunidades para melhorar a experiência digital dos pacientes. 

Dessa forma, o estudo etnográfico na internet (netnografia) se torna uma ferramenta valiosa para nossa agência ao fornecer insights qualitativos relevantes para a indústria farmacêutica e direcionar suas estratégias de marketing digital de forma mais precisa e impactante. Lembrando que estendemos as ações para o mundo off também, se assim for preciso!  

Como funciona a escolha de grupos para a netnografia 

Levamos alguns parâmetros em consideração na escolha dos grupos que estudamos na pesquisa:  

  • Grupos com intensa troca de mensagens;  
  • Grande quantidade de membros distintos que trocam mensagens entre si;  
  • Mensagens detalhadas ou ricas em descrições;  
  • Alta interação entre os participantes;  
  • Páginas relevantes, com boa frequência de posts e focadas em atingir pais e mães.  

Após tudo isso, chegamos à alguns perfis comportamentais. 

Perfis comportamentais dos pacientes  

Os perfis que categorizamos tem a função de deixar bem claro para a indústria, quais são os tipos de pacientes com quem ela deseja falar. Esses perfis ajudam e norteiam o planejamento da jornada do paciente do pré-diagnostico, diagnóstico e tratamento, bem como, a estratégia de conteúdos, do topo ao fundo de funil, principalmente para programas de pacientes ou uma campanha de saúde.  

Nos últimos 5 anos, depois de acompanhar centenas de grupos de pacientes crônicos em mais de 40 tipos de doenças crônicas e raras, dividimos esses pacientes em 6 grandes perfis comportamentais.

Estudo de personas 

Através da criação de personas, representações fictícias baseadas em características demográficas, comportamentais e necessidades dos pacientes, podemos compreender melhor os diferentes perfis de pacientes e suas motivações específicas.  

As personas nos ajudam a direcionar as estratégias de marketing de forma mais segmentada, adaptando mensagens, canais de comunicação (podcast, vídeos, blogposts, e-mail, rede social, SMS, RSC, etc.) e abordagens conforme as necessidades de cada grupo de pacientes.  

Além disso, ao identificar os pilares de autocuidado, que são os elementos-chave para a manutenção da saúde e bem-estar dos pacientes, podemos oferecer informações relevantes e personalizadas, incentivando práticas saudáveis e auxiliando os consumidores a tomar decisões mais conscientes sobre seu próprio cuidado de saúde.  

Dessa forma, os estudos de personas e pilares de autocuidado são ferramentas essenciais em nossa agência para o desenvolvimento de estratégias de marketing focadas na indústria farmacêutica, permitindo uma abordagem mais direcionada, personalizada e efetiva no engajamento e no cuidado dos pacientes. 

Digital Loa, sua consultoria digital  

Somos uma consultoria para o seu marketing digital, especializados na indústria farmacêutica, compreendemos completamente o paciente através de nossa abordagem data-driven no marketing.  Nos baseamos em dados que garante decisões embasadas e resultados mais eficazes. Essa combinação proporciona um diferencial competitivo, direcionando recursos de forma mais eficiente para obter resultados mais assertivos em estratégias de marketing para sua indústria. 

Vamos começar?  

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