Ele surgiu em 1971 quando um programador precisava se comunicar com colegas sobre o mesmo projeto para a ARPANET, o que hoje chamamos de internet.
Somente por volta de 10 anos depois, ele ganhou nome e identidade e de lá pra cá se tornou um dos principais meios de comunicação da humanidade.
Mais forte como nunca, resistiu e resiste como as novas tecnologias de comunicação em massa como o Fax em 1989, o SMS em 1992, o ICQ em 1996 e, o seu concorrente mais forte, o WhatsApp em 2009.
Sim, estamos falando do E-MAIL, o meio de comunicação eletrônica que se tornou popular na década de 90, quando o Hotmail, AOL e Yahoo disponibilizaram contas gratuitas na web e daí para frente, nunca mais saiu da nossa rotina – 99% dos consumidores checam seus e-mails diariamente.
No dia a dia, talvez não tenhamos tempo para refletir o quanto o e-mail se tornou importante para os meios de comunicação entre pessoas, empresas, nas relações B2B e B2C.
No marketing, se tornou uma ferramenta obrigatória. Cerca de 93% dos profissionais utilizam e-mail para distribuir conteúdo e são unânimes em afirmar que o e-mail marketing é a estratégia mais eficaz para aquisição, conversão e retenção de consumidores
Dentre as características do e-mail marketing destacam-se importantes vantagens:
Proatividade
Interatividade
Segmentação
Personalização
Mensuração
Em suma, em vez de esperar o cliente, você pode procurá-lo, interagir com ele, direcionando conteúdo específicos de acordo com idade, sexo, perfis sociais e demográficos, de compra etc., com uma mensagem totalmente personalizada e, por último e muito importante, medir os resultados de forma clara e precisa.
Como prova da força que esse cinquentão continua com a moral em alta e mais forte do que nunca, reunimos alguns destaques importantes para você saber:
O uso do e-mail na área de saúde e bem-estar
Na indústria da saúde, o e-mail tem papel relevante na jornada do paciente, justamente por suas características de alta capacidade de segmentação e personalização.
Confira, abaixo, alguns insigths interessantes sobre a importância e relevância do e-mail nas estratégias da indústria farmacêutica e nos programas de apoio e serviços ao paciente:
Trata-se de um meio bem aceito entre os pacientes, especialmente entre as gerações X e Baby Boomers que, em geral, representam a grande maioria dos pacientes portadores de doenças crônicas;
- Mais da metade dos entrevistados revelou aceitar essa forma de comunicação para envio de conteúdos e informações;
- Cerca de 2/3 dos pacientes apontaram que gostariam de receber e-mails semanal e quinzenalmente;
- Dicas de saúde, orientações sobre o programa, onde comprar, regras e benefícios oferecidos e serviços são os temas mais procurados;
- Cerca de 1/3 dos pacientes afirmaram que costumam redirecionar os conteúdos a amigos e familiares próximos;
- Por se tratar de uma ação de baixo custo, permite criar programações com envios sistemáticos, dentro do ciclo do tratamento
- Permite visões importantes para avaliação de sua eficácia: taxa de entrega, abertura, cliques, redirecionamentos e conteúdos lidos
- Tem funções importantes, também, para informar a rede credenciada e profissionais da saúde, atualizando informações sobre o programa
- Uso combinado de imagens, textos e vídeos de forma sintética e objetiva facilita o entendimento do paciente sobre o tratamento e orientações de autocuidado;
- Pode ser Integrado com ações de apoio ao tratamento, complementando as atividades dos profissionais de assistência à saúde.
É importante se aprofundar no impacto que cada um desses pontos pode gerar na sua estratégia.
A busca de inovação é um desafio importante e fundamental para seu planejamento, mas não deixe de considerar a importância dos recursos e meios mais tradicionais que garantem ótima eficácia e grande aderência junto aos seus pacientes.
Se quiser bater um papo com a gente, é só chamar!
A DLOA está sempre pronta para ajudar você.
Por Fernando Cascardo
Fontes:
Radicati Email Statistcs Report, Pew Research, Marketing Sherpa, DMA Insights, Statista, MailChimp, Convince&Convert, Salesforce, Hubspot, EMarketer, Forrester,,McKinsey&Company