E-mail: um cinquentão mais forte como nunca!

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Ele surgiu em 1971 quando um programador precisava se comunicar com colegas sobre o mesmo projeto para a ARPANET, o que hoje chamamos de internet. 

 Somente por volta de 10 anos depois, ele ganhou nome e identidade e de lá pra cá se tornou um dos principais meios de comunicação da humanidade. 

 Mais forte como nunca, resistiu e resiste como as novas tecnologias de comunicação em massa como o Fax em 1989, o SMS em 1992, o ICQ em 1996 e, o seu concorrente mais forte, o WhatsApp em 2009. 

 Sim, estamos falando do E-MAIL, o meio de comunicação eletrônica que se tornou popular na década de 90, quando o Hotmail, AOL e Yahoo disponibilizaram contas gratuitas na web e daí para frente, nunca mais saiu da nossa rotina – 99% dos consumidores checam seus e-mails diariamente. 

 No dia a dia, talvez não tenhamos tempo para refletir o quanto o e-mail se tornou importante para os meios de comunicação entre pessoas, empresas, nas relações B2B e B2C.  

 No marketing, se tornou uma ferramenta obrigatória. Cerca de 93% dos profissionais utilizam e-mail para distribuir conteúdo e são unânimes em afirmar que o e-mail marketing é a estratégia mais eficaz para aquisição, conversão e retenção de consumidores 

 Dentre as características do e-mail marketing destacam-se importantes vantagens: 

Proatividade

Interatividade

Segmentação

Personalização

Mensuração  

Em suma, em vez de esperar o cliente, você pode procurá-lo, interagir com ele, direcionando conteúdo específicos de acordo com idade, sexo, perfis sociais e demográficos, de compra etc., com uma mensagem totalmente personalizada e, por último e muito importante, medir os resultados de forma clara e precisa. 

 Como prova da força que esse cinquentão continua com a moral em alta e mais forte do que nunca, reunimos alguns destaques importantes para você saber: 

 

O uso do e-mail na área de saúde e bem-estar 

  Na indústria da saúde, o e-mail tem papel relevante na jornada do paciente, justamente por suas características de alta capacidade de segmentação e personalização 

 Confira, abaixo, alguns insigths interessantes sobre a importância e relevância do e-mail nas estratégias da indústria farmacêutica e nos programas de apoio e serviços ao paciente:  

 Trata-se de um meio bem aceito entre os pacientes, especialmente entre as gerações X e Baby Boomers que, em geral, representam a grande maioria dos pacientes portadores de doenças crônicas;  

  • Mais da metade dos entrevistados revelou aceitar essa forma de comunicação para envio de conteúdos e informações;  
  • Cerca de 2/3 dos pacientes apontaram que gostariam de receber e-mails semanal e quinzenalmente; 
  • Dicas de saúde, orientações sobre o programa, onde comprar, regras e benefícios oferecidos e serviços são os temas mais procurados;  
  • Cerca de 1/3 dos pacientes afirmaram que costumam redirecionar os conteúdos a amigos e familiares próximos; 
  • Por se tratar de uma ação de baixo custo, permite criar programações com envios sistemáticos, dentro do ciclo do tratamento 
  • Permite visões importantes para avaliação de sua eficácia: taxa de entrega, abertura, cliques, redirecionamentos e conteúdos lidos 
  • Tem funções importantes, também, para informar a rede credenciada e profissionais da saúde, atualizando informações sobre o programa  
  • Uso combinado de imagens, textos e vídeos de forma sintética e objetiva facilita o entendimento do paciente sobre o tratamento e orientações de autocuidado; 
  • Pode ser Integrado com ações de apoio ao tratamento, complementando as atividades dos profissionais de assistência à saúde. 

 

É importante se aprofundar no impacto que cada um desses pontos pode gerar na sua estratégia 

A busca de inovação é um desafio importante e fundamental para seu planejamento, mas não deixe de considerar a importância dos recursos e meios mais tradicionais que garantem ótima eficácia e grande aderência junto aos seus pacientes.  

 Se quiser bater um papo com a gente, é só chamar! 

A DLOA está sempre pronta para ajudar você. 


Por Fernando Cascardo 

Fontes: 

Radicati Email Statistcs ReportPew ResearchMarketing Sherpa, DMA Insights, Statista, MailChimp, Convince&Convert, Salesforce, Hubspot, EMarketer, Forrester,,McKinsey&Company 

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