Na era da informação, milhões de dados são gerados e compartilhados a todo momento. Nunca se discutiu tanto sobre a influência e a importância da inteligência de dados para diversas áreas de negócios e para o mercado de saúde não seria diferente.
Apesar de ser uma tendência inegável, ainda há muito receio quando falamos em aplicar inteligência de dados para programas de pacientes, especialmente após a Lei Geral de Proteção de Dados.
Alguns especialistas ainda apontam o paradoxo de que em um mundo com tantos dados, tantas informações, parece que nunca estivemos mais perdidos.
Isso porque toda essa quantidade de informação não necessariamente se traduz em qualidade, o que traz um grande desafio: como entender e trabalhar dados para gerar efetividade nos programas de pacientes garantindo segurança e compliance?
Em um cenário em que há uma grande demanda por modelos de relacionamento através de uma comunicação 360o e, ao mesmo tempo, por uma maior dinâmica na gestão desse relacionamento com as bases de pacientes, as ações exigem cada vez mais rapidez no planejamento, na extração de dados e na execução das campanhas, mantendo a conformidade com as regras e leis aplicáveis.
Benefícios da inteligência de dados para programas de pacientes
A forma como coletamos, analisamos e otimizamos dados de qualquer indústria foi transformada pela inteligência de dados e, ao olharmos para além das preocupações com regulamentações por um momento, gera grandes expectativas para a área da saúde.
A análise de dados tem potencial de gerar visões mais estratégicas sobre os pacientes cadastrados nos programas, otimizar custos, prever comportamentos, segmentar e estreitar o relacionamento, oferecer serviços mais personalizados e, de fato, impactar a qualidade de vida das pessoas.
Tudo isso, tem um efeito direto nos resultados do programa e ajuda gestores a visualizarem a complexidade de cenários específicos e estabelecer melhores estratégias para administrá-los. A intenção é que os dados sirvam de insumo para que as tomas de decisão sejam mais eficientes e assertivas e oportunidades sejam identificadas com mais facilidade.
Plataformas de inteligência de dados para programas de pacientes
Por meio do business inteligence e de uma plataforma que seja capaz para coletar e organizar, é muito mais simples estabelecer o panorama e as perspectivas dos pacientes, o que consequentemente facilita a elaboração campanhas, réguas de relacionamentos, conteúdos, serviços e ações personalizados pela indústria.
Além disso, também é importante ficar atento à segurança dos dados dos pacientes que, dependendo da natureza do programa, podem ser altamente sensíveis, confidenciais e relevantes.
Na DLOA, por exemplo, encontramos esse desafio e criamos uma plataforma que fosse capaz de atender as necessidades e desejos dos nossos clientes, viabilizando réguas simultâneas, com alta segmentação e múltiplos caminhos, respeitando a jornada do paciente e dos parceiros. Tudo isso, seguindo as premissas da LGPD.
Por meio de uma plataforma de automação de marketing multicanal, o “DLOA Studio” organiza os disparos integrando diferentes mídias (SMS, e-mail, WhatsApp, chamadas telefônicas, torpedo de voz), provedores, análises rápidas e inteligentes para a jornada.
Análise de resultados
Avaliação de quanto a comunicação é efetiva e reflete em acessos ou compras, integrando informações do Google Analytics, dados de adesão e compra no programa.
Relatório de adesão/compra
Trazemos informações de adesão e compras realizadas no programa, com dados como: produto, estado, mês, opt-in de comunicação, volume de caixas por transação etc.
Relatório de comunicação
Informações relacionadas ao recebimento de e-mails e SMS, e acesso, além dos dados do paciente no programa (produto, estado, gênero).
Relatório com métricas
Junto aos times dos nossos parceiros, elaboramos um relatório para análise de performance com três métricas essenciais para programas de pacientes: primeira compra, tempo de permanência e resgate (drop out). Isso considerando dois grupos de pacientes:
- Target: pacientes que receberam comunicações.
- Controle: pacientes que não receberam comunicações.
Ou seja, em vez de perder horas compilando cada uma das informações, é possível integrar fontes de dados que são automaticamente adicionadas aos relatórios.
Só entre março e outubro de 2021, foram enviados mais de 2 milhões de conteúdos para os pacientes, com TAXA DE ABERTURA SUPERANDO 20%. Em certas campanhas, esse índice alcançou 60%.
Ou seja, não estamos exagerando quando falamos que ter uma ferramenta de inteligência de dados para programas de pacientes é essencial para o cenário atual do mercado de saúde e bem-estar.
Entre em contato com a gente e vamos entender, juntos, como podemos ajudar seu negócio!