Não há como desprezar essa situação. É fato e comprovado que a presença das mídias sociais faz parte de nossas vidas e nosso dia a dia.
Para buscar informação, enviar mensagens, exercer presença social, política e comunitária, conhecer e pesquisar marcas…estamos a todo momento, conectados.
Ao passo que diminuímos nosso tempo a frente dos canais abertos da TV, da mídia impressa e do rádio, estamos mais conectados a mídias mais direcionadas que trazem e oferecem conteúdos voltados ao que queremos, gostamos e nos interessamos mais.
Podcasts, audiobooks, programas no YouTube, Lives no Instagran, entraram nas nossas preferências, aumentando nosso tempo de consumo digital.
De acordo com o estudo da Global Digital em 2019, 95% dos internautas brasileiros assistiam vídeos no YouTube. Isso equivale a 133 milhões de pessoas.
O tempo gasto diariamente nas redes sociais cresceu de 90 para 144 minutos por dia no mundo todo. Um crescimento de mais de 60% entre 2012 – 2019.
Mais importante ainda, é saber que cerca de 50% dos usuários, estão acima de 35 anos de idade. Cada um à sua maneira, as gerações estão cada vez mais conectadas. São conhecidos como Baby Boomers e Geração X, formada pelos nascidos entre 1945 – 1984, é um exemplo disso e merece destaque nesse artigo.
Quem é a geração X?
Atualmente estão entre 36 a 55 anos e representam cerca de 40% dos usuários na internet.
O estudo realizado pela BrainBoxol, mapeou a relação entre as gerações e o consumo de tecnologia e, aponta as principais características e comportamentos desta geração.
Características:
adaptáveis, empreendedores, pensadores, independentes, céticos e pragmáticos.
Principal produto tecnológico:
computador pessoal.
Meio de comunicação:
e-mail e telefone.
- 92% possuem celulares;
- 69% possuem computadores;
- 63% possuem console de videogame;
- 5% possuem leitores de ebook;
- 5% possuem tablets;
- 45% checam a Internet para comparar valores durante uma compra;
- 23% acreditam que as redes sociais afetam como as pessoas nos veem;
- 14% acreditam que é apropriado navegar na Internet e trocar mensagens de texto durante expedientes de trabalho.
Uma reflexão importante para quem atua em healthcare e em especial no apoio e assistência a portadores de doenças crônicas.
No Brasil, a prevalência de certas doenças crônicas como hipertensão e diabetes mellitus tem uma grande participação em indivíduos entre 30 a 39 anos. Nas doenças do coração, artrite e insuficiência renal crônica, por exemplo, a média fica entre 40 a 49 anos.
Não é necessário muito mais para associar um tema ao outro e, entender a importância da inserção da indústria da saúde nos meios digitais e seu papel como protagonista nos cuidados e atenção à saúde.
A DLOA tem se dedicado a pensar e desenvolver respostas claras e assertivas para o caminho percorrido pelos pacientes em meio a toda revolução digital e respeitando suas necessidades e sua jornada. Somos um time multidisciplinar que está de plantão 24 horas para te atender.