Promoção de vendas: por que sua estratégia promocional no PDV pode não estar dando certo?

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A promoção de vendas no PDV (ponto de venda) é uma das estratégias mais importantes para um bom plano de vendas, principalmente quando o varejo é um dos canais de distribuição. Porém, qualquer ação planejada para atrair clientes para o PDV deve antes de tudo levar em consideração o perfil do canal e do shopper mais frequente daquele ponto de venda.

Embora a fórmula para ter a estratégia promocional no PDV acertada pareça muito simples, na prática, não é bem assim. Existem diversos fatores, que se não bem planejados e executados, podem colocar por água abaixo o investimento planejado.

Por exemplo, se sua estratégia não tiver finalidade e/ou objetivo bem definidos e um plano de relacionamento com o shopper estruturado a chance de gastar muito tempo e esforço com ações aleatórias e que não se conectam é grande.

Portanto, para estruturar um plano promocional de sucesso é importante escolher as ferramentas e ações adequadas para o perfil do painel e baseadas em shopper insights concretos.

A seguir destacamos 5 pontos que não podem faltar na hora de planejar a promoção de vendas do PDV:

1. Conhecimento do comportamento do shopper

O conhecimento do comportamento do shopper ao longo da jornada de compra vai muito além de uma definição de perfil. É preciso conhecer as variáveis de cada perfil do PDV e cruzar esses dados com o perfil de compra do painel. Para cada perfil o comportamento como frequência de compra, ticket médio, fluxo na loja e até categoria de produtos do shopper muda. Esse cruzamento de informações vai ser essencial para influenciar sua decisão de investimento naquele ponto de venda. A realização de uma promoção bem planejada é uma das formas mais assertivas de atrair clientes para o PDV e converter seu plano em vendas.

1. Monte um painel adequado e uma estratégia para cada perfil

Escolher o painel de atuação adequado para o objetivo do projeto é um recurso imprescindível para o sucesso de uma ação promocional no PDV.  A estratégia pode até usar um modelo híbrido de escolha do painel, considerando diversos perfis de PDV para trabalhar o plano, mas o modelo de prestação de serviço e promoção irá mudar de acordo com cada praça selecionada. Importante levar em conta o perfil potencial de compra de cada praça selecionada e assim o conjunto de ações, ciclos de visitação e até ferramentas utilizadas serão customizadas por grupo de PDVS. Não dá para fazer da mesma forma para todo mundo!

3. Trabalhe mais do que uma ação promocional, estruture um plano de relacionamento.

Além de distribuir sua mensagem, estabeleça ações específicas para cada público. Criar programas de relacionamento, vantagens e conteúdos exclusivos com públicos de alto potencial de compra é uma excelente estratégia para não só estabelecer um vínculo com o principal público do plano, mas para fomentar uma rede de dados e contatos para futuras ações.

4. Trabalhar a mensagem correta e customizada

Ter um conteúdo alinhado com a estratégia de cada praça e que vá de encontro com o perfil do público do PDV faz toda a diferença para ter bons resultados com as ações promocionais. Por isso é importante planejar as campanhas de acordo com os grupos de atuação.

5. Use as tecnologias a favor do seu plano promocional

Integrar as ações offline com as online é um passo fundamental para ter uma campanha promocional bem executada. Hoje em dia não podemos dizer que um shopper ou consumidor começou a interação com sua marca por meio de ações digitais ou um simples catálogo distribuído no PDV. E para isso deve-se usar as tecnologias que consigam potencializar a estratégia promocionais offline e unificar o ponto de contato com o consumidor em sua jornada de compra.

E aí, está pronto para atrair o cliente para o canal e aumentar as vendas com as ações promocionais? Nós estamos preparados para ajudá-lo a conseguir pensar e  implementar tudo isso, de acordo com sua necessidade. Entre em contato e vamos conversar!

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