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Autor: Fernando Cascardo CEO da Digital LOA e especialista em marketing digital em healthcare.

Vivemos uma nova realidade diante de um ano repleto de incertezas, isolamento, queda nas vendas e super aquecimento em alguns setores, comércios parcialmente fechados, vendas on-line bombando… 

Nunca as coisas foram tão diferentes para quem lida com o planejamento dos negócios e das estratégias de vendas e promoções como nos últimos tempos.  

  • Os horários e dias de pico do comércio não são os mesmos durante essas épocas, alterando a rotina dos PDVs e do perfil dos shoppers; 
  • O comércio eletrônico cresceu em proporções gigantescas, consolidando esse canal em muitos mercados, porém ainda não há certeza de que esta tendência continue no mesmo patamar na pós pandemia; 
  • Os estoques ficaram altos, e em certos casos os algoritmos de reposição ficaram afetados por todos esses fatores; 
  • Os feriados mudaram de data, alterando a sazonalidade de muitas regiões e segmentos do mercado… 

 Nas farmácias, não foi diferente. Apesar de se tratar de um dos segmentos que permaneceu aberto durante a pandemia, muita coisa mudou.   

  • Muitos medicamentos com comportamento de demanda sazonal tiveram grande impacto de resultados; 
  • Os índices de doenças infecciosas comuns sumiram com a pandemia, em especial no segmento infantil; 
  • Boatos aumentaram as vendas de certos medicamentos e despencaram drasticamente a venda de outros, como foi o caso dos ibuprofenos; 
  • As categorias de higiene e beleza tiveram forte alteração no mix. Foi o caso das tinturas, sabonetes, desinfetantes que tiveram picos de vendas em épocas como abril de 2020, conforme dados da Nielsen. 

E como ficam as promoções?  

Importante ferramenta estratégica do varejo e da indústria, as promoções estão a todo vapor, numa verdadeira guerra de ofertas pra lá e pra cá para desovar estoques, explorar as vendas de categorias ou simplesmente se adequar a um novo calendário promocional.  

Diante das incertezas e tanta coisa que mudou, promover as marcas tornou-se uma tarefa mais difícil e algumas estratégias vêm ganhando força nos últimos tempos 

Confira aqui: 

Indique um amigo - estratégias de cuponagem

Umodelo promocional que ganhou força nos meios digitais e através do whatsapp e aplicativos, muito utilizado por marketplaces como Booking, Airbnb, Uber, Rappi etc.  É uma forma colaborativa que oferece descontos e condições especiais para quem indica e para quem é indicado, aumentando a geração de novos leads e novas vendas. 

Vale compras - estratégias de cuponagem

Os vales compras nunca estiveram tanto na moda aqui no Brasil. Uma mecânica bastante utilizada nos EUA e que movimenta uma enorme economia por lácujo sentido é oferecer uma maior liberdade ao shopper para usar um valor de crédito em suas próximas compras dentro de um determinado local.  

Cupom de desconto - estratégias de cuponagem

Parentes próximos do vale-compras, também são úteis em ações de marcas que precisam ganhar penetração no mercado. A grande sacada dessa ideia é conceder uma condição especial de forma dirigida e com algum gatilho (compra casada, quantidade mínima, lançamento etc.). Com isso, o investimento torna-se mais direcionado e com altas chances de conversão.

Influenciadores digitais - estratégias de cuponagem

Eles estão com tudo! Possuem voz ativa em suas comunidades e muitas vezes a capacidade de arrastar uma grande quantidade de compradores em campanhas e promoções divulgadas em suas páginas nas redes sociais. O uso combinado de vale compras e cupons de desconto oferece maior controle e tracking da ação. 

Dica: fique atento aos micro-influenciadores e nos influenciadores maduros, eles podem oferecer um retorno maior que os “big famous”.  

Programa de pontos - estratégias de cuponagem

Os programas de pontuações sempre tiveram cadeira cativa nas estratégias de aquisição e retenção de clientes. Estabelecem uma relação de longo prazo com os consumidores, aumentando as taxas de aquisição e lealdade. As campanhas promocionais também chegaram forte nestes programas por meio de aceleradores que injetam mais pontos aos clientes para completar compras específicas e ações relâmpago em regiões, canais específicos e produtos que necessitem de maior destaque.  

Quer agitar suas vendas? Fale com a DLOA. Somos experts em atrair, engajar e fidelizar clientes e parceiros comerciais no segmento healthcare. 

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