Autor: Fernando Cascardo CEO da Digital LOA e especialista em marketing digital em healthcare.
Vivemos uma nova realidade diante de um ano repleto de incertezas, isolamento, queda nas vendas e super aquecimento em alguns setores, comércios parcialmente fechados, vendas on-line bombando…
Nunca as coisas foram tão diferentes para quem lida com o planejamento dos negócios e das estratégias de vendas e promoções como nos últimos tempos.
- Os horários e dias de pico do comércio não são os mesmos durante essas épocas, alterando a rotina dos PDVs e do perfil dos shoppers;
- O comércio eletrônico cresceu em proporções gigantescas, consolidando esse canal em muitos mercados, porém ainda não há certeza de que esta tendência continue no mesmo patamar na pós pandemia;
- Os estoques ficaram altos, e em certos casos os algoritmos de reposição ficaram afetados por todos esses fatores;
- Os feriados mudaram de data, alterando a sazonalidade de muitas regiões e segmentos do mercado…
Nas farmácias, não foi diferente. Apesar de se tratar de um dos segmentos que permaneceu aberto durante a pandemia, muita coisa mudou.
- Muitos medicamentos com comportamento de demanda sazonal tiveram grande impacto de resultados;
- Os índices de doenças infecciosas comuns sumiram com a pandemia, em especial no segmento infantil;
- Boatos aumentaram as vendas de certos medicamentos e despencaram drasticamente a venda de outros, como foi o caso dos ibuprofenos;
- As categorias de higiene e beleza tiveram forte alteração no mix. Foi o caso das tinturas, sabonetes, desinfetantes que tiveram picos de vendas em épocas como abril de 2020, conforme dados da Nielsen.
E como ficam as promoções?
Importante ferramenta estratégica do varejo e da indústria, as promoções estão a todo vapor, numa verdadeira guerra de ofertas pra lá e pra cá para desovar estoques, explorar as vendas de categorias ou simplesmente se adequar a um novo calendário promocional.
Diante das incertezas e tanta coisa que mudou, promover as marcas tornou-se uma tarefa mais difícil e algumas estratégias vêm ganhando força nos últimos tempos.
Confira aqui:
Um modelo promocional que ganhou força nos meios digitais e através do whatsapp e aplicativos, muito utilizado por marketplaces como Booking, Airbnb, Uber, Rappi etc. É uma forma colaborativa que oferece descontos e condições especiais para quem indica e para quem é indicado, aumentando a geração de novos leads e novas vendas.
Os vales compras nunca estiveram tanto na moda aqui no Brasil. Uma mecânica bastante utilizada nos EUA e que movimenta uma enorme economia por lá, cujo sentido é oferecer uma maior liberdade ao shopper para usar um valor de crédito em suas próximas compras dentro de um determinado local.
Parentes próximos do vale-compras, também são úteis em ações de marcas que precisam ganhar penetração no mercado. A grande sacada dessa ideia é conceder uma condição especial de forma dirigida e com algum gatilho (compra casada, quantidade mínima, lançamento etc.). Com isso, o investimento torna-se mais direcionado e com altas chances de conversão.
Eles estão com tudo! Possuem voz ativa em suas comunidades e muitas vezes a capacidade de arrastar uma grande quantidade de compradores em campanhas e promoções divulgadas em suas páginas nas redes sociais. O uso combinado de vale compras e cupons de desconto oferece maior controle e tracking da ação.
Dica: fique atento aos micro-influenciadores e nos influenciadores maduros, eles podem oferecer um retorno maior que os “big famous”.
Os programas de pontuações sempre tiveram cadeira cativa nas estratégias de aquisição e retenção de clientes. Estabelecem uma relação de longo prazo com os consumidores, aumentando as taxas de aquisição e lealdade. As campanhas promocionais também chegaram forte nestes programas por meio de aceleradores que injetam mais pontos aos clientes para completar compras específicas e ações relâmpago em regiões, canais específicos e produtos que necessitem de maior destaque.
Quer agitar suas vendas? Fale com a DLOA. Somos experts em atrair, engajar e fidelizar clientes e parceiros comerciais no segmento healthcare.