5 dicas para fidelizar os parceiros do varejo Farma

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Autor: Fernando Cascardo CEO da Digital LOA e especialista em marketing digital em healthcare.

Diferente da velha política da “queda-de-braço” do passado, onde cada elo de uma cadeia de negócios tentava tirar proveito nas relações comerciais, a regra de hoje é a parceria colaborativa, onde indústrias, distribuidores e varejistas se aliam em desenvolver o potencial de negócios do mercado com ganhos e compromissos de cada parte. 

Se você está na indústria, pode liderar iniciativas importantes através de alianças estratégicas junto a seus parceiros de negócios. Pensando nisso, a DLOA reuniu 5 dicas importantes para fidelizar seus parceiros no varejo Farma.  Confira: 

Construa Uma Aliança Comercial

Uma aliança comercial bem estruturada necessita inicialmente de um bom alinhamento com seus distribuidores, permitindo que os níveis de serviços de seus estoques estejam devidamente balanceados para atender a estratégia das marcas. O mesmo alinhamento deve ser feito internamente com a área de marketing e trade. 

 Outro ponto importante é a segmentação do painel de relacionamento no varejo. O varejo tem diferentes clusters com características, tamanho e gestão diferentes. É preciso entendê-los. 

Por último, escolha uma boa plataforma de integração para que suas regras de negócio e a conectividade com seus clientes do varejo permita responder à estratégia das marcas. Uma boa dica é a PharmaLink Online, o maior e mais completo marketplace do setor com mais de 50 mil farmácias já integradas. 

capacite e treine seus parceiros

Desenvolva um programa de capacitação alinhado às necessidades de seus parceiros e do perfil de suas marcas. O varejo, em especial o segmento indireto possui ótimas oportunidades de expansão. Temas como gestão financeira, gerenciamento de espaço e categoria, atendimento a pacientes e gestão de estoques podem ajudar seus parceiros bem como (alavancar) o resultado de suas marcas.

reconhecimento e incentivo

Crie mecanismos de reconhecimento e incentivo, atrelados a boa performance dos seus parceiros. Estabeleça alvos, metas quantitativas e qualitativas, e mecanismos de recompensa de fácil compreensão e execução.  

Você pode pontuar seus parceiros pelo nível de serviço e positivação das marcas, bem como, pela excelência de execução em loja e participação ativa em treinamentos, ou mesmo oferecer parcerias e convênios através de uma ampla rede de benefícios a seus parceiros. 

Dessa forma, além de reconhecer os parceiros de maior comprometimento as suas estratégias, irá motivar e engajar suas equipes e colaboradores. 

promova o engajamento permanente

Utilize a comunicação digital como uma importante ferramenta de engajamento. Réguas de relacionamento bem estruturadas podem oferecer conteúdos relevantes, informações recentes da mídia e campanhas das marcas, promoções e ofertas em destaque, lançamentos e informações operacionais importantes. 

O uso do e-mail, WhatsApp e SMS, integradas numa plataforma de automação de Marketing, podem ser poderosas ferramentas para a geração e qualificação dos leads e base de clientes. 

Comunicação constante, formando um DBM rico e qualificado, e seus parceiros sempre informados e engajados. 

monitore os resultados

Construir uma aliança duradoura com o varejo pode levar tempo e investimentos. Portanto, é fundamental que a todo instante você esteja munido de informações de performance das suas estratégias.  

Uma atenção especial nesse tema é saber o que precisa ser medido. Uma boa medida de eficiência é dividir os indicadores de resultados em 3 grandes grupos: performance de mercado, índice de satisfação e nível de engajamento. 

Dessa forma, você terá como analisar sua performance com estágios de maturidade diferentes e retorno sobre investimento. 

A DLOA tem grande experiência na gestão de comunidades e oferece soluções eficientes e práticas para se relacionar e engajar com seus parceiros do varejo. 

 Fale com a gente e saiba mais como podemos te ajudar.  

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