Autor: Fernando Cascardo CEO da Digital LOA e especialista em marketing digital em healthcare.
Diferente da velha política da “queda-de-braço” do passado, onde cada elo de uma cadeia de negócios tentava tirar proveito nas relações comerciais, a regra de hoje é a parceria colaborativa, onde indústrias, distribuidores e varejistas se aliam em desenvolver o potencial de negócios do mercado com ganhos e compromissos de cada parte.
Se você está na indústria, pode liderar iniciativas importantes através de alianças estratégicas junto a seus parceiros de negócios. Pensando nisso, a DLOA reuniu 5 dicas importantes para fidelizar seus parceiros no varejo Farma. Confira:
Uma aliança comercial bem estruturada necessita inicialmente de um bom alinhamento com seus distribuidores, permitindo que os níveis de serviços de seus estoques estejam devidamente balanceados para atender a estratégia das marcas. O mesmo alinhamento deve ser feito internamente com a área de marketing e trade.
Outro ponto importante é a segmentação do painel de relacionamento no varejo. O varejo tem diferentes clusters com características, tamanho e gestão diferentes. É preciso entendê-los.
Por último, escolha uma boa plataforma de integração para que suas regras de negócio e a conectividade com seus clientes do varejo permita responder à estratégia das marcas. Uma boa dica é a PharmaLink Online, o maior e mais completo marketplace do setor com mais de 50 mil farmácias já integradas.
Desenvolva um programa de capacitação alinhado às necessidades de seus parceiros e do perfil de suas marcas. O varejo, em especial o segmento indireto possui ótimas oportunidades de expansão. Temas como gestão financeira, gerenciamento de espaço e categoria, atendimento a pacientes e gestão de estoques podem ajudar seus parceiros bem como (alavancar) o resultado de suas marcas.
Crie mecanismos de reconhecimento e incentivo, atrelados a boa performance dos seus parceiros. Estabeleça alvos, metas quantitativas e qualitativas, e mecanismos de recompensa de fácil compreensão e execução.
Você pode pontuar seus parceiros pelo nível de serviço e positivação das marcas, bem como, pela excelência de execução em loja e participação ativa em treinamentos, ou mesmo oferecer parcerias e convênios através de uma ampla rede de benefícios a seus parceiros.
Dessa forma, além de reconhecer os parceiros de maior comprometimento as suas estratégias, irá motivar e engajar suas equipes e colaboradores.
Utilize a comunicação digital como uma importante ferramenta de engajamento. Réguas de relacionamento bem estruturadas podem oferecer conteúdos relevantes, informações recentes da mídia e campanhas das marcas, promoções e ofertas em destaque, lançamentos e informações operacionais importantes.
O uso do e-mail, WhatsApp e SMS, integradas numa plataforma de automação de Marketing, podem ser poderosas ferramentas para a geração e qualificação dos leads e base de clientes.
Comunicação constante, formando um DBM rico e qualificado, e seus parceiros sempre informados e engajados.
Construir uma aliança duradoura com o varejo pode levar tempo e investimentos. Portanto, é fundamental que a todo instante você esteja munido de informações de performance das suas estratégias.
Uma atenção especial nesse tema é saber o que precisa ser medido. Uma boa medida de eficiência é dividir os indicadores de resultados em 3 grandes grupos: performance de mercado, índice de satisfação e nível de engajamento.
Dessa forma, você terá como analisar sua performance com estágios de maturidade diferentes e retorno sobre investimento.
A DLOA tem grande experiência na gestão de comunidades e oferece soluções eficientes e práticas para se relacionar e engajar com seus parceiros do varejo.