Data Driven Marketing: a melhor forma de gerar conteúdos relevantes

Aline Rodrigues   19/04/2023   Leia em 2 minutos   10 leituras

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Um termo um pouco desconhecido por algumas pessoas, mas que significa marketing orientado por dados. É parte fundamental de uma estratégia de marketing eficiente para atingir seu público da maneira correta.  

O Data Driven Marketing entrega valor ao mercado, dirigido por dados que você tira do seu processo. O valor que você entrega ao seu cliente está direcionado aos dados que você colhe desse processo. No âmbito da inteligência artificial, a gente ajuda o Data Driven Marketing na medida que organizamos a estruturação desses dados de determinado processo. Sendo que essa estruturação é o primeiro passo para o Data Driven”. 

Ricardo Trentin – Sócio Fundador – Diretor Executivo na Moka Mind Inteligência Artificial 

Trabalhar com o Data Driven Marketing pode causar certas dúvidas no começo, afinal, são vários os dados que podemos encontrar e extrair de processo. Por isso, como selecioná-los e divulgá-los? Como entender qual usar para todo o seu projeto?  

Para esclarecer melhor essas dúvidas e mostrar a importância dos dados em uma comunicação e na estratégia de marketing, conversamos com Ricardo Trentin, diretor executivo na Moka Mind Inteligência Artificial, uma grande parceira da DLOA.  

Entendendo o Data Driven Marketing  

O Data Driven Marketing adquire dados coletados por meio de interações com o cliente ou de terceiros e usa essas informações para entender melhor quem é o público. 

Segundo Ricardo, é por meio da organização desses dados que se tira conclusões mais inteligentes com algumas métricas matemáticas de TI.  

Existe um processo para tirar essas conclusões, que seriam um pouco mais difíceis de se tirar sem o Data Driven in process, e é a visão do mercado que faz uso dessa inteligência para gerar um diferencial competitivo, afirmou.   

Tem o público-alvo, conheceu sua dor e precisa de uma solução? É este o caminho do Data Driven e quem puxa esses pontos é o mercado. Não é a TI, não é a IA.  

O Data Driven e a Inteligência Artificial são respostas para uma dor identificada lá no marketing e é necessário um processo que consiga estruturar a resposta àquela dor, disse.  

Como saber quais dados usar?  

É aqui que se torna importante a palavra marketing. Em meio a tantos dados, ao usar apenas o Data Driven, você pode virar só um grupo de estudos. É quando se insere o marketing, que é possível entender o valor agregado ao cliente.  

O que você vai entregar de valor? Enquanto você não descobrir esses valores, não terminou o processo de Data Driven Marketing. É uma roda que se retroalimenta, contou 

Nunca será possível trabalhar com a quantidade imensa de informações acumuladas nos últimos 20 anos, é necessário sempre estar apoiado em algum serviço contratado para determinada decisão. Não existem processos que impeçam o Data Driven 

Quem não estiver organizado para esse conhecimento, precisa encontrar alguém que esteja para que a sua comunicação e a sua estratégia façam sentido para o seu público. É necessário tirar inteligência dos dados que já existem no seu processo.  

Os dados precisam acompanhar as evoluções de mercado em que estamos inseridos e das novidades também né? Porque, se não, eles acabam perdendo a relevância 

É fornecido 70% de esforço nos projetos para criar e estruturar o Data Driven baseado em inteligência artificial. Esse esforço é oferecido para que um dado comum possa fazer mais sentido. Além disso, é assim por meio desse esforço que acompanhamos a evolução do dado de acordo com o mundo.  

Se você não estiver olhando pra estruturação do dado a partir dessa evolução, você corre o risco de tirar conclusões em cima de alguma coisa que já ficou no passado, alertou. 

Como funciona a análise dos dados?  

As massas de dados contêm alguns padrões que passam: 

  • 1º por um cientista de dados; 
  • 2º pelo engenheiro de dados; 
  • 3º por uma equipe de TI. 

Com esse processo de pessoas e com o desenvolvimento de um software para agilizar esse processo, é possível entender e analisar mais dados ao mesmo tempo. 

Muitas pessoas acham que, com a IA, não é necessário manter tantas pessoas em um processo como esse, mas quanto mais dados, mais necessário se torna que as pessoas entendam desses processos. A Inteligência Artificial não substituirá o humano, porque os desafios vão mudar e é importante que as pessoas ensinem e programem essa inteligência.  

DLOA Studio  

O projeto com a Moka Mind Inteligência Artificial se integra ao DLOA Studio, que é uma plataforma de automação exclusiva da DLOA, que permite a execução de campanhas em toda a jornada do cliente, seja ele paciente, profissional de saúde ou consumidor. 

Através de segmentação avançada e adoção de algoritmos preditivos podemos executar ações cada vez mais personalizadas dentro da jornada, garantindo o engajamento, fidelização e redução do abandono. 

Quer saber mais e implantar dados nos conteúdos da sua empresa para conseguir automatizar suas campanhas com a nossa plataforma de automação 

Entre em contato e fale com a gente! 

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Conteúdo criado por Aline Rodrigues
COO & CO-FOUNDER

Publicitária com pós-graduação pelo INSPER, Aline é especialista em Shopper Marketing, Growth Marketing e em CX/UX pela ESPM.

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