Investir em treinamento em EAD para funcionários é uma das maneiras mais vantajosas de garantir que a sua equipe esteja alinhada ao negócio, reduzindo custos e otimizando o tempo de todos. Na área educacional, por exemplo, já são cerca de 3,8 milhões de alunos que se matricularam em treinamentos a distância e a expectativa é que eles representam 51% dos estudantes até 2023, segundo dados do Censo do MEC.

Quando migramos para o mundo corporativo, essa também é uma realidade que vem ganhando cada vez mais relevância entre as organizações que desejam treinar seus profissionais sem gastar muito.

Cresce número de treinamentos EAD para funcionários

De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, em 2017, mesmo diante do cenário econômico desafiador, o investimento anual em treinamento e desenvolvimento (T&D) cresceu 21%, se comparado ao ano anterior, atingindo uma média de R$ 788,00 por colaborador.

Em contrapartida, o mesmo estudo mostra que as organizações estão em busca de reduzir esse custo e, uma das principais mudanças notadas de um ano para o outro, foi a alteração no formato dos treinamentos: presencial caiu 11% e o EAD/e-learning aumentou 9%. Para completar esta tendência, o número de empresas que não utilizam treinamentos EAD para funcionários caiu 4%.

Este cenário reforça a tendência de otimizar os investimentos e contar com o uso da tecnologia.

Programa de Educação Continuada

Além do fator custo, outra vantagem para as empresas ao adotarem o formato de treinamento a distância é a possibilidade de implementar um programa de educação continuada, que tem como benefício um processo evolutivo de desenvolvimento, através do ensino modular – trilhas de conhecimento, que promove o engajamento e retenção, e faz o fortalecimento da relação institucional.

Para o mercado de saúde bem-estar, por exemplo, o uso de uma plataforma EAD apoia de diversas formas, como por exemplo, pela opção de calendário personalizado, em que é possível associar cada treinamento ao calendário. Na entrada do inverno, por exemplo, as equipes de atendimento como balconistas e farmacêuticos precisam estar atualizados sobre os produtos da categoria de gripes e resfriados, novidades e conhecimento farmacológico.

Os treinamentos EAD para funcionários podem servir para ajudar estas equipes e vendedores a estarem em uma mesma página e, assim, a ação ter uma linguagem única em todos os canais.

jornada do paciente

Confira mais 7 benefícios da plataforma EAD para o mercado de saúde e bem-estar

  1. Melhor desempenho dos players: o balconista ao gerente de compra,  o treinamento a distância faz com que todos estejam na mesma página e tenham acesso ao conhecimento uniforme, garantindo maior produtividade e desempenho.
  2. Compreensão mais ampla de todos os elos do setor: o mercado de saúde e bem-estar tem importantes particularidades que precisam de compreensão para a boa execução e prestação de serviços aos pacientes e shoppers.
  3. Menores índices de turnover: o comprometimento da equipe treinada e   capacitada qualifica o colaborador e reduz a rotatividade.
  4. Melhora o índice do uso correto dos medicamentos e produtos, evitando o abandono dos tratamentos: é possível investir em módulos do programa de educação continuada, reforçando a importância de não abandonar o tratamento.
  5. Fortalecimento da marca e da abrangência: aumenta a possibilidade de melhorar a capilaridade dos produtos, sua divulgação e os benefícios das ofertas.
  6. Adaptação de calendário promocional e categorias: equipe bem treinada possui mais oportunidades de gerar negócio, seja na sazonalidade do mercado, seja para o trabalho em categorias específicas.
  7. Otimização de custo e tempo: com ensino à distância os tempos dos treinamentos podem ser adaptados a conveniência do aluno e da empresa, com expressiva redução de custo de deslocamento, locais, equipamentos e etc.

Se sua empresa deseja investir na capacitação e desenvolvimento do varejo, estreitando suas relações de negócio e difundindo conhecimento, fale com a Digital LOA e saiba como a plataforma de EAD pode te ajudar. Fale conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *