Como você diferencia a presença dos suas marcas no ponto de venda? Em um mundo onde as pessoas são bombardeadas de informações de todos os lados, andam conectadas com seus celulares a maior parte do tempo e o crescente número de produtos dentro do PDV é realmente difícil chamar a atenção do shopper para o seu produto.

Em especial quando atuamos no pequeno e médio varejo, a disputa por espaço, abastecimento adequado, visibilidade das marcas e a precificação correta, tornam-se desafios maiores para a atuação da indústria nesta fatia do mercado.

Não é raro vermos industrias utilizando materiais de comunicação e de merchandising que foram desenvolvidos para outros tipos de PDVs, como grandes redes e varejos de outros segmentos, e que consequentemente, acabam não se adaptando a este perfil de loja. Outro caminho bastante comum, é utilizar os recursos de comunicação e visibilidade que o varejo dispõe, como, inserção em tabloides, banners, vitrines e etc.

O ponto é que os estímulos visuais tradicionais que são utilizados nos PDVs, em especial no canal farma, podem estar perdendo a efetividade necessária para a conversão e otimização das vendas.

Diferenciando o merchandising no PDV

Diante desse cenário, o que você tem feito para aumentar a divulgação dos seus produtos e a maior eficiência de execução dos fundamentos de trade marketing nos diferentes perfis de canais de vendas que sua marca precisa estar? E o que mais pode fazer para melhorar isso?

Entender o comportamento no shopper no PDV é a primeira importante tarefa. Nas farmácias mais de 80% dos clientes têm como destino o balcão de medicamentos, portanto, muitas vezes é por aí que o relacionamento com sua marca pode ser trabalhado.

Pesquisas no varejo farmacêutico indicam que tempo médio de permanência da maioria dos shoppers gira em torno de 5 min. Temos pouco tempo para impactá-lo e falar tudo o que precisamos com ele, a principalmente garantir a atenção para a sua marca. E é aqui que entra a importância de usar opções digitais e modernas para atrair e conquistar a atenção do cliente. E isso pode ser feito ao aprimorar as técnicas de visual merchandising, ou seja, os recursos que são usados para potencializar a experiência do cliente dentro do varejo.

jornada do paciente

Estratégia digital no PDV

Usar soluções digitais em pontos estratégicos de contato com o shopper nas lojas é um excelente meio de promover seus produtos. Além disso é a chance de:

  • Aumentar o sell-out por meio da promoção de vendas
  • Melhorar a visibilidade no PDV através de tecnologias mais atrativas e inovadoras
  • Garantir a comunicação correta dos atributos, preço ao consumidor e demais informações
  • Evidenciar a qualidade de apresentação dos produtos, utilizando sinais digitais de alta resolução.
  • Apoiar as atividades de execução de sua equipe de PDV, otimizando o tempo de execução em loja
  • Ampliar a abrangência de atuação painel, fazendo com que as ações atinjam PDVs não visitados presencialmente
  • Estreitar seu relacionamento de parceria com o canal, apoiando iniciativas inovadoras

Está na hora de variar as ações de merchandising e sair do lugar comum. Se o comportamento e expectativa do shopper vem mudando nos últimos anos, também está na hora de inovar no merchandising no PDV do seu painel ou ampliar sua atuação a um custo menor. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *