A promoção de vendas no PDV (ponto de venda) é uma das estratégias mais importantes para um bom plano de vendas, principalmente quando o varejo é um dos canais de distribuição. Porém, qualquer ação planejada para atrair clientes para o PDV deve antes de tudo levar em consideração o perfil do canal e do shopper mais frequente daquele ponto de venda.

Embora a fórmula para ter a estratégia promocional no PDV acertada pareça muito simples, na prática, não é bem assim. Existem diversos fatores, que se não bem planejados e executados, podem colocar por água abaixo o investimento planejado.

Por exemplo, se sua estratégia não tiver finalidade e/ou objetivo bem definidos e um plano de relacionamento com o shopper estruturado a chance de gastar muito tempo e esforço com ações aleatórias e que não se conectam é grande.

Portanto, para estruturar um plano promocional de sucesso é importante escolher as ferramentas e ações adequadas para o perfil do painel e baseadas em shopper insights concretos.



A seguir destacamos 5 pontos que não podem faltar na hora de planejar a promoção de vendas do PDV:

 

1 # Conhecimento do comportamento do shopper

O conhecimento do comportamento do shopper ao longo da jornada de compra vai muito além de uma definição de perfil. É preciso conhecer as variáveis de cada perfil do PDV e cruzar esses dados com o perfil de compra do painel. Para cada perfil o comportamento como frequência de compra, ticket médio, fluxo na loja e até categoria de produtos do shopper muda. Esse cruzamento de informações vai ser essencial para influenciar sua decisão de investimento naquele ponto de venda. A realização de uma promoção bem planejada é uma das formas mais assertivas de atrair clientes para o PDV e converter seu plano em vendas.

 

2 # Monte um painel adequado e uma estratégia para cada perfil

Escolher o painel de atuação adequado para o objetivo do projeto é um recurso imprescindível para o sucesso de uma ação promocional no PDV.  A estratégia pode até usar um modelo híbrido de escolha do painel, considerando diversos perfis de PDV para trabalhar o plano, mas o modelo de prestação de serviço e promoção irá mudar de acordo com cada praça selecionada. Importante levar em conta o perfil potencial de compra de cada praça selecionada e assim o conjunto de ações, ciclos de visitação e até ferramentas utilizadas serão customizadas por grupo de PDVS. Não dá para fazer da mesma forma para todo mundo!

 

3 # Trabalhe mais do que uma ação promocional, estruture um plano de relacionamento.

Além de distribuir sua mensagem, estabeleça ações específicas para cada público. Criar programas de relacionamento, vantagens e conteúdos exclusivos com públicos de alto potencial de compra é uma excelente estratégia para não só estabelecer um vínculo com o principal público do plano, mas para fomentar uma rede de dados e contatos para futuras ações.

 

4 # Trabalhar a mensagem correta e customizada

Ter um conteúdo alinhado com a estratégia de cada praça e que vá de encontro com o perfil do público do PDV faz toda a diferença para ter bons resultados com as ações promocionais. Por isso é importante planejar as campanhas de acordo com os grupos de atuação.

 

5 # Use as tecnologias a favor do seu plano promocional

Integrar as ações offline com as online é um passo fundamental para ter uma campanha promocional bem executada. Hoje em dia não podemos dizer que um shopper ou consumidor começou a interação com sua marca por meio de ações digitais ou um simples catálogo distribuído no PDV. E para isso deve-se usar as tecnologias que consigam potencializar a estratégia promocionais offline e unificar o ponto de contato com o consumidor em sua jornada de compra.

E aí, está pronto para atrair o cliente para o canal e aumentar as vendas com as ações promocionais? Nós estamos preparados para ajudá-lo a conseguir pensar e  implementar tudo isso, de acordo com sua necessidade. Entre em contato e vamos conversar!

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